top of page

IV Congresso Brasileiro de Organização do Espaço 

XVI Seminário de Pós-Graduação em Geografia

29, 30, 31 de maio e 01 de junho de 2023
Unesp | Rio Claro-SP

EVENTO HÍBRIDO

Atividades presenciais e
apresentação de trabalhos de modo virtual

1ª Circular

APRESENTAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), convida toda a comunidade acadêmica, profissionais da área de Geografia e aos interessados a participarem do IV Congresso Brasileiro de Organização do Espaço e XVI Seminário de Pós-Graduação. O evento será realizado entre os dias 29 de maio a 1 de junho de 2023 no câmpus da UNESP de Rio Claro/SP.
Com o tema, Os brasis da fome: os regimes de acumulação capitalista na organização do território, o evento traz como tema central a fome, isso porque, depois de anos fora do “Mapa da Fome”, a Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou em 2022 o retorno da população do país para a miséria, o número chega a 61 milhões de brasileiros e brasileiras que sofrem com a fome ou com a insegurança alimentar.
O desastroso desmonte das políticas sociais de combate à fome, ocorridos após 2016, elevou o grau de sofrimento das pessoas mais pobres que viram a intensificação da precarização de suas vidas. A implementação de políticas fascistas por parte do Estado brasileiro, o agravamento da crise ambiental e humanitária intensificado com a pandemia da Covid-19 escancararam a perversidade da acumulação capitalista, aumentando a desigualdade social e as diversas formas de violência e espoliação.
No caso do Brasil é escandalosa a realidade, o que se vê crescer junto com a fome é o analfabetismo, a destruição ambiental, a violência contra mulheres, crianças, a homofobia, o racismo contra afrodescendentes, indígenas e a destruição de territórios e comunidades tradicionais. Essas atrocidades são contrastadas com as ações resilientes e de solidariedades promovidas por movimentos sociais, acadêmicos e inúmeros coletivos na cidade e no campo. A esperança contra a destruição em curso vem das pessoas que habitam as periferias do país, os rincões, campos e florestas, a exemplo são os trabalhos realizados pelos movimentos sociais, tal como as diversas frentes de atuação do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) que doou mais de 6 mil toneladas de alimentos e mais de 1.150.000 marmitas para pessoas e famílias em grave situação de fome e insegurança alimentar durante a pandemia em todas as regiões do Brasil.
Nesse sentido, o evento pauta uma temática de grande relevância aos estudos geográficos, a saber a obra de Josué de Castro, “A Geografia da fome”, publicado originalmente em 1946 e mais recentemente retomado pelos trabalhos organizados por Tereza Campello e por Ana Paula Bortoletto, com a publicação do livro "Da fome à fome” (2022), inspirado na icônica obra. Portanto, o evento buscará analisar as continuidades e as descontinuidades desse flagelo nacional, questionando os regimes de acumulação capitalista e o sistema de produção agro-extrativista estabelecidos no país e enfatizando a necessidade de lutar por políticas sociais eficazes para a superação dessa nefasta condição histórica.

Assim, convidamos para o evento todas as pessoas para somar conosco nos debates e nas atividades!

O evento contará com as seguintes atividades acadêmicas: Mesas Redondas, Atividades Artísticas e Culturais, Grupos de Trabalhos (GT’s) e Trabalhos de Campo. As orientações para a submissão dos trabalhos são apresentadas a seguir na circular.

Esperamos vocês em Rio Claro para este momento de debate e discussão!


 

DATAS IMPORTANTES DO EVENTO

1° Circular - setembro de 2022
Prazo de envio do trabalho completo - 02 de setembro a 30 de novembro de 2022
Prazo de avaliação dos trabalhos completos pelos pareceristas - 01 de dezembro a 31
de janeiro de 2023
Divulgação dos trabalhos aceitos 15 de Fevereiro de 2023

Orientações para envio de trabalhos completos

O evento contará com envio de trabalhos completos que, após avaliação e aprovação da comissão científica, poderá ser apresentado e, consequentemente, publicado nos ANAIS.

● Serão aceitos apenas trabalhos completos de 12 a 15 páginas. Detalhes da formatação estão disponíveis no Quadro 1.
●No arquivo deve constar o nome completo do proponente sem abreviação, vínculo institucional (acadêmico ou profissional) e o e-mail.
● Serão aceitos trabalhos nos idiomas português e espanhol.
● A apresentação dos trabalhos será oral.
● Poderão ser submetidos trabalhos resultantes de pesquisas em andamento, concluídas e relatos de experiências.

Cada participante poderá submeter até um trabalho como autor e dois na condição de co-autor. Entretanto, cada trabalho deverá ter um autor e, no máximo, até quatro co-autores.
Importante destacar que o trabalho deverá estar inscrito em um dos 12 Grupos de Trabalhos (GTs) organizados para o evento. Os GTs estão dispostos de acordo com as três linhas adotadas pelo PPG-Geografia da Unesp Rio Claro.
Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail referente ao eixo no qual o proponente pretende participar. Na barra assunto do e-mail deverá ser indicado: “TRABALHO – GT (indicar o nome completo do GT)”. Os trabalhos mais bem avaliados em cada GT serão enviados para periódicos parceiros do evento.

Os eixos seguem abaixo, com os respectivos e-mails para envio.

Eixo 1 - Dinâmicas da Paisagem e Análise Socioambiental
E-mail para submissão de trabalhos: eixo1cboe2023@gmail.com

GT 1 - Uso e conservação de recursos hídricos e processos hidroclimáticos
GT 2- Geodiversidade e dinâmicas da paisagem: Interações naturais e antrópicas
GT 3 - Cartografia, planejamento e políticas ambientais

Eixo 2: Ensino de Geografia e Cartografia Escolar
E-mail para submissão de trabalhos: eixo2cboe2023@gmail.com

GT 4 - Políticas educacionais e Currículo
GT 5 - Dispositivos didáticos, práticas pedagógicas e formação docente
GT 6 - Cartografia e Cartografia escolar

Eixo 3 - Territórios, Mutações Econômicas e Políticas Públicas
E-mail para submissão de trabalhos: eixo3cboe2023@gmail.com

GT 7 - Dinâmicas e Processos Sociais e Espaciais Urbanos
GT 8 - Geografia Agrária
GT 9 - Geografia Política e Geopolítica
GT 10 - Geografia Econômica e Industrial
GT 11 - História da Geografia, Epistemologia, Cartografia Histórica, Geografia Histórica e
Geografia Cultural
GT 12 - Geografia e Gênero, Sexualidades e Relações Étnico-Raciais

Detalhamento dos GTs.

Eixo 1 - Dinâmicas da Paisagem e Análise Socioambiental
E-mail para submissão de trabalhos: eixo1cboe2023@gmail.com

GT 1- Uso e conservação de recursos hídricos e processos hidroclimáticos
Este Grupo de Trabalho aborda os processos hidroclimáticos, locais, regionais e globais, a bacia hidrográfica como unidade de estudo da ciência geográfica e as multi-escalas de análise do clima e suas vulnerabilidades. Encontram-se sob o espectro deste GT as seguintes temáticas específicas: interação biosfera-atmosfera; modelos hidroclimáticos; balanço hídrico; legislação e gerenciamento de recursos hídricos; manejo, degradação, conflitos e recuperação de recursos hídricos; gestão de bacias hidrográficas; modelagem de dinâmicas fluviais; articulação das escalas de análise do clima; o clima como ferramenta de gestão territorial; extremos, vulnerabilidade e adaptação climática; clima e interações ecológicas; paleoclimatologia; clima urbano e conforto térmico; impactos de fenômenos climáticos; diferentes escalas de
consequências das mudanças climáticas; aplicação de tecnologias para análises hídricas e climatológicas.

GT 2- Geodiversidade e dinâmicas da paisagem: interações naturais e antrópicas
Este Grupo de Trabalho aborda áreas e temáticas específicas como: técnicas de levantamento cartográfico da geodiversidade em diferentes escalas; geoconservação; valoração e apropriação do patrimônio geológico, pedológico e geomorfológico; geoturismo; geomorfologia estrutural e climática; neotectônica; geomorfologia do quaternário; sistemas fluviais e marinhos; dinâmica de vertentes e interações pedogeomorfológicas; geotecnologias; mapeamento geomorfológico; erosão hídrica e assoreamento; impactos das atividades minerárias; relação pedogênese e morfogênese; processos de formação e degradação do solo; mudanças de cobertura do uso do solo.

GT 3- Cartografia, planejamento e políticas ambientais
Este Grupo de Trabalho aborda discussões referentes às pesquisas sobre: representações espaciais aplicadas ao planejamento territorial; geodésia; sensoriamento remoto; sistemas de informações geográficas; preservação ambiental; Reservas ambientais e extrativistas; planejamento regional e territorial; Diagnóstico ambiental; Risco ambiental; Justiça ambiental; Poluição; Gestão da biodiversidade e de áreas protegidas; Formas e controles de uso da natureza; Sustentabilidade; Políticas ambientais; Natureza e o urbano.

Eixo 2: Ensino de Geografia e Cartografia Escolar
E-mail para submissão de trabalhos: eixo2cboe2023@gmail.com

GT 4- Políticas educacionais e Currículo
Este Grupo de Trabalho abrange as seguintes temáticas: diretrizes, propostas e bases curriculares para o ensino de Geografia; políticas públicas educacionais nos variados contextos educacionais brasileiros, diretrizes para formação docente no ensino de Geografia; propostas e práticas de avaliação no ensino de Geografia; pressupostos teórico-epistemológicos do ensino de Geografia; procedimentos metodológicos de análise de currículos da Geografia; currículo e sociedade; currículo e cultura; EJA; Educação especial/ inclusiva; questões étnico-raciais, ambientais e de gênero no currículo da Geografia; políticas voltadas para a alimentação escolar; educação profissional; currículo das licenciaturas de Geografia e temas correlatos.

GT 5- Dispositivos didáticos, práticas pedagógicas e formação docente
Este GT abrange as seguintes temáticas: o ensino de Geografia em seus diferentes contextos; diferentes linguagens no Ensino de Geografia e recursos didáticos para o ensino; avaliação de práticas pedagógicas e metodologias de ensino; práticas formativas; Educação ambiental; relações entre sabedorias tradicionais e ensino de Geografia ; teorias da aprendizagem e construção do raciocínio geográfico na formação docente; tecnologias aplicadas ao ensino; análise de dispositivos didáticos e suas experiências; Educação alimentar e Nutricional; Geografia da infância; Ensino de geografia nos anos iniciais; Educação no/do campo; PIBID/Residência Pedagógica e suas experiências e temas correlatos.

GT 6- Cartografia e Cartografia escolar
Este Grupo de Trabalho abrange as seguintes temáticas: representações espaciais aplicadas à Educação Geográfica; cartografia histórica e social nos contextos da Educação Geográfica; História da cartografia escolar; Cartografia para crianças; Cartografia escolar e inclusiva; cartografia, sociedade e inclusão social; cartografias da fome; e temas correlatos.

Eixo 3 - Territórios, Mutações Econômicas e Políticas Públicas
E-mail para submissão de trabalhos: eixo3cboe2023@gmail.com

GT 7- Dinâmicas e Processos Sociais e Espaciais Urbanos
Este Grupo de Trabalho contempla temas como organização e (re)produção do espaço urbano; reestruturação urbana: agentes, redes, escalas e processos espaciais; metrópole, metropolização e dinâmica espacial contemporânea; redes urbanas e cidades médias; economia urbana, trabalho, comércio e consumo; mobilidade, migração e espaço urbano; territórios, ativismos e movimentos sociais e urbanos; práticas culturais na produção da cidade; Estado, grandes projetos e planejamento corporativo; transformações no campo e nas cidades em um contexto da globalização e metropolização; geotecnologias e análise espacial no espaço urbano; favelização, periferização e processos de expulsão/expansão urbana; problemas ambientais urbanos; uso e ocupação de espaços públicos urbanos; direito à cidade; planejamento urbano; militarização do espaço urbano; cidades do agronegócio; a produção do luxo e da fome no contexto urbano, os movimentos sociais no combate à fome e temas correlatos.

GT 8 - Geografia Agrária
Este Grupo de Trabalho visa analisar as dinâmicas e processos no meio rural/agrário a partir da reflexão dos seguintes temas: Estado e políticas públicas voltadas a agricultura; disputas territoriais pelo acesso a terra; as lutas Indígenas e Quilombolas; reforma agrária, políticas sociais de combate à fome no campo, políticas sociais de produção de alimentos,
assentamentos e acampamentos rurais; papel das cooperativas agropecuárias; relações de trabalho, dinâmicas migratórias e questão ambiental no campo; questões de gênero e educação no campo; agroecologia; financiamento e financeirização da agricultura; reestruturação produtiva e expansão da fronteira agrícola; logística agroindustrial; desenvolvimento rural;
relações campo/cidade e abordagens teórico/ metodológicas em Geografia Agrária.

GT 9 - Geografia Política e Geopolítica
Este Grupo de Trabalho abrange as seguintes temáticas: Teorias e fundamentos da Geografia Política; Estado e políticas territoriais; Pacto Federativo; Fronteiras; Amazônia; Globalização; Geopolítica da Água, Geopolítica da Fome; Blocos Econômicos; Mercosul; Integração Latino-Americana; Crise Política e Democracia; Governança Territorial; Sistema-Mundo;
Guerras atuais; Guerra Híbrida, Geopolítica do Sul; Bolivarianismo; Oriente Médio; Estados Unidos; Crise migratória e temas correlatos.

GT 10 - Geografia Econômica e Industrial
É objetivo deste grupo de trabalho propor discussões acerca dos temas: Estado e políticas
setoriais; Federação e políticas governamentais; reestruturação produtiva;
reprimarização/comoditização da economia; usos do território; regionalização;
desenvolvimento regional e local; aglomerações produtivas, pólos, distritos e circuitos
espaciais produtivos; financeirização; geografia das redes e dos transportes; geografia
industrial; geografia da inovação e temas correlatos.

GT 11 - História da Geografia, Epistemologia, Cartografia Histórica, Geografia Histórica e Geografia Cultural
O Grupo de Trabalho abrange as seguintes temáticas: Teorias e Métodos em Geografia; História do Pensamento Geográfico; História da Geografia; Geografia Histórica do Capitalismo; Formação Territorial do Brasil; Valorização Capitalista do Espaço; Representações Geográficas e Disputas Territoriais; História da Cartografia; Cartografia Histórica Urbana; Demografia Histórica; Formações dos Estados e das Identidades Nacionais; Viagens e Expedições Científicas; História Ambiental; Fontes Históricas em Geografia; História das Instituições Geográficas; Pensamento Social e Escolas Geográficas; História da Ciência; Geografia Cultural; Geografia e Cinema, Geografia Patrimônio e Memória; Geografia
e Artes; e temas correlatos.

GT 12 - Geografia e gênero, sexualidades e relações étnico-raciais
O presente GT compreende a produção geográfica que articula as análises sobre gênero, sexualidade, etnicidades e racialidades ao campo do conhecimento geográfico. O GT de Geografia e gênero, sexualidades e relações étnico-raciais é um espaço para troca, partilha e construção conjunta de saberes e sujeitos que estudam a temática. O GT é um espaço para trabalhos que discutam sobre feminismos, geografias subversivas, movimentos sociais e emancipatórios, sexualidades, corpos, direitos, condições de vida LGBTQIA+, as resistências dos povos indígenas, as geografias negras e antirracistas, as lutas das comunidades quilombolas, a luta contra a fome nos territórios e comunidades, a solidariedade dos movimentos sociais contra o genocídio, etnocídio e terricídio, entre outros.

Informações complementares

Os GT’s não terão limites de trabalhos aceitos para apresentação, desde que aprovados pela Comissão Científica do evento.
Serão apresentados até 10 trabalhos por dia/sala, podendo cada GT dispor de uma ou mais salas de apresentações, a depender do número de trabalhos aprovados. O tempo de apresentação para cada trabalho será de 15 minutos, reservados outros 5 minutos para questões ou discussões do mesmo. Será reservado um período de 30 minutos para intervalo e/ou organização do GT, a ser administrado pelo(a) mediador(a) do mesmo.
Os trabalhos aceitos serão apresentados nos locais reservados, de modo que permitam debates e diálogos, além da formação de redes de conhecimento entre pesquisadores com interesses investigativos e políticos comuns.
Nos GT’s, tanto os apresentadores como participantes que não apresentarão trabalho terão a oportunidade de discutir, relatar experiências e trocar informações.

Valores das inscrições

Serão divulgados em breve na 2ª Circular do Congresso.

Número de páginas

No mínimo 12 (doze) e no máximo 15 (quinze) páginas

Formato do arquivo

Microsoft Word

Margens

Superior e Esquerda: 3 cm
Inferior e Direita: 2 cm

Idioma

Português e espanhol

Título

Fonte: Time New Roman;
Tamanho: 14 pt;
Alinhamento: centralizado;
Maiúsculo

Identificação
(autoria/co-autoria)
 

Nome completo (sem abreviação)
Vínculo institucional e/ou profissional
E-mail

Cada participante poderá submeter até 1 trabalho como autor e dois como co-autor
Cada trabalho deverá ter 1 autor e no máximo 4 co-autores.

Resumo e Resumen (espanhol)

No mínimo 5 (cinco) e no máximo 10 (dez) linhas
Palavras-chave: 3 a 5

Subtítulos 

Fonte: Time New Roman;
Tamanho 12 pt;
Alinhamento: centralizado;
Negrito.

Corpo do texto

Fonte: Time New Roman;
Tamanho: 12 pt;
Alinhamento: justificado;
Espaçamento: 1,5.

Citações diretas 

Fonte: Time New Roman;
Tamanho: 11 pt;
Alinhamento: justificado;
Espaçamento: simples;
Parágrafo: deslocado à direita (4 cm).

Título de figuras, tabelas, quadros e gráficos

Fonte: Time New Roman;
Tamanho: 11 pt;
Alinhamento: justificado;
Espaçamento: simples.

Nota de rodapé

Fonte: Time New Roman;
Tamanho: 10 pt;
Alinhamento: centralizado;
Espaçamento: simples.

Bibliografia

Sergundo as normas da ABNT
Fonte: Time New Roman;

Tamanho: 11 pt;
Alinhamento: justificado;
Espaçamento: simples.

Contato:
E-mail da Comissão de Eventos: comissaoeventosppgg@gmail.com
Acompanhe as novidades do evento no facebook: https://www.facebook.com/eventosgeografiaunesprc/

Organização:
Comissão de Eventos do Programa de Pós-Graduação em Geografia (UNESP/ Rio Claro)

REDES SOCIAIS

  • Instagram
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page